Potencial de Repouso:
O potencial de repouso é a distribuição desigual de cargas positivas dentro e fora da membrana.
Os fatores relacionados ao potencial de repouso são a bomba de sódio e potássio e os canais vazantes de sódio e potássio.
O impulso muscular cardíaco é gerado a partir de alterações de voltagem em repouso.
-Bomba de sódio e potássio: Dentro da membrana celular há -90mV, ou seja, há 90 vezes menos carga positiva do que fora da membrana. Para que o retículo endoplasmático liso libere cálcio (necessário para a contração celular e liberação de elétrons) deve haver troca de polaridade, ou seja, dentro da membrana deve ficar mais positivo do que o lado e fora, isso só ocorre quando é alcançado +10mV dentro da membrana.
-Canais vazantes de sódio e potássio: Permitem a passagem de cálcio e sódio sem gastar energia, pois transporta íons a favor do gradiente de concentração.
Potencial de ação
Potencial de ação é exatamente a troca da polaridade. Quando os canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente são abertos, o interior da membrana fica positivo e fora fica negativo (na realidade, dentro da membrana fica mais positivo que fora dela).
Os fatores relacionados ao potencial de ação são os canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente e os canais rápidos de cálcio e sódio voltagem dependente, este último encontra-se em pequena quantidade na célula muscular cardíaca.
As etapas do potencial de ação são:
-Repouso: a membrana está com -90mV, a bomba de sódio e potássio e os canais vazantes de sódio e potássio entram em ação.
-Despolarização: há abertura dos canais de cálcio e sódio voltagem dependente, o interior da membrana passa a ser mais positivo que o exterior dela.
-Platô: é a fase de sustentação do limiar do potencial de ação, quando nem todos os canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente fecharam e nem todos os canais lentos de potássio voltagem dependente abriram.
-Repolarização: há o fechamento completo dos canais lentos de cálcio e sódio voltagem dependente e abertura completa dos canais lentos de potássio voltagem dependente. Dentro da membrana volta a ficar negativo e fora positivo (o interior fica menos positivo que o exterior), restaurando o potencial de repouso.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário