quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fluxo laminar com perfil parabólico X Fluxo turbilhonar

No fluxo laminar com perfil parabólico, o centro do fluxo sanguíneo sofre menos atrito e mantém a pressão, as camadas mais próximas à parede do vaso, sofrem maior atrito, e parte do sangue permanece ali. Quando ocorre uma trombose ou algo que diminua o espaço pelo qual o sangue passa, o fluxo "perde a orientação", deixa de ser um fluxo laminar e passa a ser um fluxo turbilhonar, o sangue, então, fica com maior pressão e velocidade.


Vasos de capacitância

São vasos capazes de armazenar sangue, todas as veias são vasos de capacitância, por possuírem maior quantidade de sangue circulante, e o sangue mais próximo às paredes sofrer atrito.


Reservatórios de sangue

-Coração: quando o coração está cheio há aproximadamente 120 ml de sangue, quando se contrai, fica aproximadamente 40 ml de sangue dentro do coração. Por isso, quando ocorre acidente, o coração contrai-se com mais força e esses 40 ml são liberados na corrente sanguínea.

-Vasos sanguíneos: através do fluxo laminar com perfil parabólico.

-Órgãos como baço, fígado e pulmões: são órgãos que possuem grande concentração de sangue e funcionam como reservatório.


Estratégias do sistema circulatório para manter o fluxo sanguíneo em baixa pressão (em capilares sanguíneos, acidentes, ação da gravidade contra o fluxo sanguíneo):

-Os músculos, quando exercitados, comprimem as veias.
-As veias colabam-se, impedindo o retorno sanguíneo e impulsiona o sangue em direção ao coração.
-As veias possuem, ainda, valvas que impedem o retorno do sangue.
-Há maior quantidade de veias que artérias, permitindo que o fluxo seja dividido e que o atrito seja menor com as paredes dos vasos sanguíneos.


Obs.:
1) " Nos capilares sanguíneos, o oxigênio e outros metabólitos fluem através das paredes capilares para o espaço extracelular, por outro lado, passam pelo fluido extracelular e, daí, para o sangue. A partir daí, o sangue é coletado por um sistema de baixa pressão constituído por vênulas e veias, transportando o sangue de volta ao coração. Esta rede venosa funciona como conduto de drenagem sanguínea e como um reservatório de volume."
2) "Tipicamente, as artérias sistêmicas têm paredes mais espessas que as pulmonares; e as artérias que se localizam abaixo do coração têm paredes mais espessas que as artérias que estão acima dele, refletindo a maior pressão hidrostática suportada pelos vasos das regiões inferiores."
3) "Na circulação pulmonar, a liberação de gás carbônico e a captação de oxigênio pelos pulmões ocorrem pela difusão entre o sangue e o gás alveolar."

Nenhum comentário: