quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hormônios

São moléculas sinalizadoras, ou seja, possuem uma informação que deverá passar para o interior da célula. Ao interiorizar a informação, a célula muda o seu comportamento.

Por exemplo: O pâncreas secreta hormônio insulina. As células alvo desse hormônio são, principalmente, as células do fígado (hepatócitos). A informação que a insulina transmite às células alvo é que estas devem absorver mais glicose. Sendo assim, ao ser reconhecida pelas células alvo, a insulina absorve mais glicose.

Se houver excesso de glicose nos túbulos renais, não há absorção, pois a água tende a entrar, diminuindo a quantidade de água no sangue, deixando-o mais viscoso e com menor volume. Quanto menos água houver no sangue, mais fraco será o batimento cardíaco, o coração ficará mais enfraquecido, podendo levar o indivíduo à morte.


Volemia

A volemia é o volume de sangue. A volemia do coração aumenta os batimentos cardíacos, por isso é utilizado diurético. O diurético elimina água do corpo, logo, diminui o volume do sangue, e conseqüentemente baixa a pressão sanguínea.

Exemplo: As altas taxas de glicose dificultam a reabsorção de água pelos túbulos renais (túbulos dos néfrons). Assim, o sangue perde parte do seu volume e o coração recebe menos sangue. Com a diminuição do volume de sangue, o coração também diminui sua intensidade de contração, causando queda da pressão sanguínea.

Nenhum comentário: